O último show

Por Jean Sampaio

É de praxe a frase clichê de “Até logo” ou “até breve” pós-show de qualquer ídolo, seja ele um show musical, artístico ou teatral. É como se eles deixassem um gostinho de “Daqui a pouco to aí hein” e derramam um mix de emoções no espectador, seja de hype pós-show, esperança de reencontrar o ídolo o mais breve possível e o frio na barriga da despedida, sabe se lá se aquele será o último “até logo” daquela pessoa.

Bob Marley e a despedida

O astro do reggae de ascensão meteórica ainda se lambuzava dos primeiros anos de sucesso quando descobriu o câncer, doença que posteriormente o levaria a óbito. Bob faleceu aos 36 anos, ainda no seu auge musical. A diferença de Bob, é que sabido da doença que o debilitava cada vez mais, ele precisava se despedir á altura do seu público que tanto vibrava na suas apresentações. O “até logo” de 23 de Setembro de 1980 seria possivelmente o último do jamaicano para uma multidão que o seguia.

A noite “escolhida”

No dia 23 de Setembro de 1980, no palco do famoso teatro Stanley Theater, em Pittsburg EUA, aconteceria, então, a apresentação que eternizaria Bob Marley nos corações do fãs.

Stanley Theater

Para os fãs, mais um show da lenda do reggae. Para Marley, a “possível” última noite de palco.

Com o repertório do álbum Uprising somado à algumas outras músicas que viriam no próximo álbum “Survival”, Bob Marley executa o “live forever”, na tradução abrasileirada do autor desse texto, “Bob Marley para sempre”, sim, ele se despediu aquela noite dos palcos, deixou seu “até logo” e um legado eterno nos corações de uma multidão com uma apresentação típica de um astro.

Talvez, para o autor que vos fala, o repertório escolhido para se despedir não tenha várias músicas que transformaram na estrela do reggae, mas é impossível não se emocionar com a vitalidade e entrega do astro a cada palavra cantada.

Veja o show completo aqui:

Parte 1:

Parte 2:

Leia mais textos

Os Lamentadores Lamentando e a Chave Mestra

“The Wailing Wailers” é o nome do primeiro álbum lançado por Bob Marley e sua trup, na tradução p Leia mais...

Pai Bob: O leitor de Mãos

Se engana quem pensa que a primeira profissão do astro do reggae é relacionado a música. Bob Marl Leia mais...

Jah Rastafari, Dreadlocks e a Erva Como Sacramento Divino

Para muitos uma doutrina, para outros religão, para Bob Marley um modelo de vida. Modelo que guio Leia mais...